dreamstime_xxl_167623155.jpg II.jpg

CERCAS ELETRICAS ou BARREIRA PERIMETRAL

 

As cercas elétricas são instaladas normalmente em cima de muros, portões, gradeados e também na propriedade rural. Essas barreiras de proteção elétricas afastam ladrões e qualquer pessoa ou coisa indesejada. O choque ocasionado por elas (de 8.000 a 21.000 volts) não mata, mas causa um grande desconforto inibindo entradas irregulares. E o que você realmente precisa saber sobre elas são seus modelos, vantagens e regras.

 

Vantagens
Muitos sistemas funcionam sem luz elétrica por até 15h, por meio de bateria, tempo de sobra para voltar à luz em caso de falta de energia. Elas também podem ser equipadas também com alarmes, que alertam para o caso de rompimento da cerca.

O custo benefício é outra grande vantagem, em longo prazo, para quem deseja realizar a instalação, mas é importante observar e negociar a garantia oferecida pela empresa e o custo com manutenção. Com esses itens dificilmente as cercas elétricas darão algum incomodo.

 

Como funciona
A cerca elétrica é constituída de fios de aços, isoladores e hastes que interligam esses fios e recebem a tensão por meio de uma central de eletrificação.

Dica: Para uma segurança ainda maior, além de aumentar a tensão da cerca dentro dos padrões legais, quanto mais fios em diferentes locais e alturas forem instalados, mais seguro estará o imóvel.

Também estão à disposição do consumidor as cercas com monitoramento e as sem monitoramento:

 As monitoradas são interligadas a uma central de alarme e quando violadas disparam sirene de alarme e acionam uma empresa de segurança ou disca para o numero de seu telefone.

• As não monitoradas não são interligadas a uma central de alarme e quando violadas disparam sirene de alarme. Ou seja, tem um nível de proteção a menos.

 

Lei
Vale destacar que cada Estado e Município podem possuir sua própria legislação, portanto regras diferentes para o uso das cercas eletrificadas. Em geral as cercas deverão ser instaladas em altura mínima de 2.00 metros, com choque não letal, e o local deve ter placas sinalizadoras para alertar sobre o perigo. Sua instalação e manutenção só devem ser feitas por profissional habilitado pelo CREA e deve ter como responsável um Engenheiro Elétrico.

É imprescindível evitar também a instalação das cercas próximas às folhagens, árvores, postes ou outros cabos de energia elétrica.

Foi sancionada recentemente a Lei Federal 13.477, Rende multa de até R$ 5.000,00 para o dono do imóvel ou síndico que não contratar uma empresa especializada para instalação e manutencao.

 

Manutenção
É importante contratar uma empresa de segurança eletrônica de confiança e gabaritada, pois uma cerca frouxa, por exemplo, diminui a sensação de choque que o ladrão pode sentir.

E ainda ter atenção à bateria, e sua troca anual, para garantir que em quedas de energia a cerca elétrica se mantenha em funcionamento.

 

Fonte: Simas Technology

ScreenHunter 220.png

CONCERTINAS

 

Concertina é uma cerca em espiral, composta por lâminas de aços cortantes afiadas e pontiagudas. Deve ser instalada de em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres, em vários formatos.

 

Características da Concertina?

Fabricada em vários modelos, as Concertinas possuem lâminas pontiagudas, extremamente cortantes e penetrantes que proporcionam uma barreira física de segurança muito eficiente para proteção de áreas residenciais, comerciais e industriais. 

Concertina é fabricada com fita laminada de aço, revestida por uma camada de liga zinco-alumínio que proporciona melhor acabamento e proteção especial contra a corrosão, garantindo maior durabilidade com o passar do tempo. 

 

 

Local de instalação da Concertina?

Recomendamos a instalação das Concertinas com altura mínima de 2,00 m do chão, sempre voltadas para dentro do imóvel protegido, nunca ultrapassando o limite predial. No entanto, antes de iniciar, verifique as normas que regem a colocação de concertinas, que são de âmbito municipal e variam conforme o entendimento da autoridade de urbanismo de cada cidade.

 

A instalação da concertina em conjunto com a Cerca Elétrica deve ser feita por profissionais qualificados, sempre com o uso de equipamento de proteção adequados, e seguindo as orientações de instalação.